Princípios do Escotismo

Nosso sistema educativo está baseado em valores explícitos, organizados em um conjunto de princípios pessoais, sociais e espirituais, vinculados à concepção inicial do Movimento Escoteiro, a partir das ideias do nosso fundador Baden-Powell.

Os princípios do Escotismo constituem um marco de referência ética que representa o ideal escoteiro, que orienta a conduta de seus membros e define um estilo de vida baseado nos valores expressos na Promessa e na Lei Escoteira.

Reconhecidos universalmente, os valores escoteiros inspiram ações construtivas e estão implícitos nos seguintes princípios:

  • Compromisso com o aprimoramento da sua espiritualidade, seja ela inspirada em Deus ou em outras convicções;
  • Compromisso de cooperação com os outros e de respeito com a natureza, para a construção de um mundo melhor; e
  • Compromisso consigo mesmo.

Nossos Princípios não são conceitos abstratos. Eles estão presentes em todos os aspectos do Movimento Escoteiro, orientando o estilo de vida de seus membros. Expressam as competências que se deseja que cada um tenha desenvolvido, ao terminar sua passagem como jovem pelo Escotismo.

Por isso, propomos aos jovens esse sistema de valores, por intermédio da Promessa e Lei Escoteiras, convidando-os a integrá-los à sua conduta em seus projetos de vida.

O compromisso com o aprimoramento da sua espiritualidade, seja ela inspirada em Deus ou em outras convicções

É a relação com valores e vivências espirituais, não necessariamente religiosas, que os jovens experienciam. Trata-se de orientação individual e, como tal, deve contemplar o respeito mútuo pelas orientações dos demais jovens, incluindo os que, em suas reflexões, não vivenciem orientações espirituais.

Possibilitamos a todos um ambiente acolhedor e de caráter de reflexões pessoais e coletivas, dignas de uma grande fraternidade mundial como o Movimento Escoteiro. Além disso, aos que vivenciam orientações religiosas, incentivamos o envolvimento com sua fé, suas celebrações e valores.

Convidamos as crianças, adolescentes e jovens a transcender o mundo material e explorar uma realidade espiritual, orientando suas vidas por princípios espirituais, buscando viver coerentemente sua fé e respeitando aqueles que buscam, encontram ou vivem respostas diferentes.

O compromisso de cooperação com os outros e de respeito com a natureza, para a construção de um mundo melhor

É a relação e responsabilidade da criança, adolescente e jovem com a sociedade, em seu sentido mais amplo – sua família, sua comunidade local, seu país e o mundo em geral – assim como o respeito aos demais e à natureza. É um compromisso com a dimensão social da vida.

Convidamos os jovens a desempenhar um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e equitativa, respeitando a dignidade de cada um e promovendo os direitos humanos. Incentivamos a solidariedade, especialmente com as pessoas mais vulneráveis e desprotegidas, encontrando a felicidade no serviço ao próximo.

Estimulamos em cada um e cada uma o trabalho pela paz, a convivência harmônica com a natureza, contribuindo com sua preservação e integridade, e atuando responsavelmente em favor do desenvolvimento sustentável.

Motivamos os cuidados com a saúde, tanto física como mental, como uma forma de manter uma vida saudável e equilibrada. Valorizamos iniciativas de higiene coletiva, como práticas que fortalecem o convívio e o bem-estar das pessoas.

O compromisso consigo mesmo

Convidamos as crianças, adolescentes e jovens a tornarem-se, progressivamente, protagonistas e responsáveis pelo seu próprio desenvolvimento físico, intelectual, afetivo, social, espiritual e do caráter, assumindo compromisso com seu desenvolvimento integral.

Propiciamos a progressiva autonomia dos jovens como exercício constante, que lhes permita autogovernar-se. Para isso, os ajudamos no autoconhecimento, na percepção de suas habilidades e recursos, assim como de seus próprios limites. Propomos que os jovens vivam com uma atitude positiva, e assumam e valorizem o cuidado com seu corpo, com a saúde (física e mental) e o seu bem-estar.

Estimulamos crianças, adolescente e jovens a assumirem progressivamente a responsabilidade pelas suas escolhas, a partir das suas decisões, desenvolvendo autonomia e construindo um projeto de vida baseado nos valores conscientemente eleitos. Com isso, descobrirão sua vocação, trabalharão para alcançar seus objetivos e continuarão aprendendo e incrementando conhecimentos ao longo de toda a vida.

Fonte: Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil

Av. Waldyr Soeiro Emrich, 1001 - Novo das Indústrias Belo Horizonte

contato@escoteirosdo107.com.br