107 na Islândia!

Por:Ana Pullitti
Acampamento | Atividades Externas | Aventura | Clã Condurece

05

Aug 2017

Nos dias 25 de julho a 02 de agosto realizou-se o 15° World Scout Moot na Islândia, o evento reúne jovens de 18 a 25 anos e acontece aproximadamente a cada 4 anos desde 1931.  O maior objetivo da atividade é proporcionar aos participantes a experiência de vivenciar o espírito escoteiro em sua dimensão mundial e promover o intercâmbio cultural.

Para a realização da atividade, os escoteiros foram divididos em equipes com 10 pessoas de diferentes nacionalidades e juntos cumpriam as tarefas propostas.  O evento foi dividido em duas partes, na primeira os jovens eram levados para diferentes partes do país para desenvolver atividades que mais se aproximavam do seu interesse, essa divisão foi baseada em um questionário preenchido individualmente por todos os inscritos alguns meses antes do evento; na segunda, todos os participantes se encontraram em um grande acampamento na capital Reykjavik.

Três pioneiras do Grupo Escoteiro Coronel Vicente Torres Júnior tiveram a oportunidade de participar do 15° Moot e contam um pouco de suas experiências na atividade.

 

Ana Clara Pullitti, 19 anos.

“Não haviam outros brasileiros na minha equipe e por isso fiquei muito ansiosa antes da atividade, pensando que teria dificuldades para me relacionar com escoteiros de outros países e falando apenas inglês, mas eu nunca estive tão enganada! Apesar das diferenças culturais nós criamos um laço de amizade muito forte. Na primeira parte da atividade fui para uma ilha chamada Vestmannaeyjar e, com minha equipe, fiz trilhas de trekking e subi até o pico de um vulcão que entrou em erupção alguns anos atrás. Vivenciar a comunhão entre pessoas com culturas tão diferentes, mas que estão conectadas pelo movimento escoteiro e pelo objetivo de disseminar respeito, amizade e alegria representou para mim um dos momentos mais bonitos da minha vida. As amizades feitas, os risos compartilhados e as coisas aprendidas definitivamente me acompanharão pelos anos que vem.”

 

Aurélia Ferreira, 19 anos

“Ir a um Moot foi uma experiência incrível. Tive a oportunidade de conhecer pessoas de várias nacionalidades em um único evento. Nós podíamos passar horas conversando sobre  como eram as coisas no nosso país ou simplesmente admirando a paisagem dos lugares incríveis que visitamos. Inicialmente era fácil perceber as diferenças gritantes que nos cercavam, como os alimentos que cada um comia e até o jeito de comer, mas, com o passar dos dias, enxergar os detalhes das culturas de outros países foi muito enriquecedor. Poder viver isso tudo em um país mágico como a Islândia e ver tantas pessoas diferentes unidas para celebrar o escotismo formou um período marcante na minha vida e que me trouxe experiências inigualáveis, muito difíceis de se resumir em poucas palavras.”

 

Larissa Durães, 20 anos

“Moot! Não tem como deixar de sentir saudades, das pessoas, do campo e das expedições que participei. Com certeza esse evento foi muito marcante na minha vida, me fez mudar diversas das minhas percepções culturais. Os olhares, as risadas, os amigos, as trilhas, as festas, os jogos…nós convivemos e aprendemos. Foram quase duas semanas de atividades com diversos desafios, porém todos realizados com felicidade. Pude conhecer melhor a fraternidade mundial escoteira de maneira nunca vista. Foi possível trocar não só objetos, mas também conhecimentos. Compartilhamos lembranças com serenidade e alegria em um país o qual eu nunca havia pensado em visitar. Foi inesquecível, recomendo que todos façam o melhor possível para participarem de uma atividade assim.”

 

Texto: Ana Pullitti. Com depoimentos de Aurélia Ferreira e Larissa Durães.

Fotos: Ana Pullitti, Aurélia Ferreira e Alina Noll.

Para ver mais fotos deste evento acesse a página oficial do 15º World Scout Moot no Facebook

 


Compartilhe:

Av. Waldyr Soeiro Emrich, 1001 - Novo das Indústrias Belo Horizonte

contato@escoteirosdo107.com.br